Vamos dar uma ajuda à nossa pele?!


Há uns dias atrás disse que iria partilhar algumas dicas de beleza e maquilhagem aqui no blog, por ser algo que me diz muito, ou não fosse esta mamã uma apaixonada maquilhadora. Mas antes de qualquer dica, de qualquer conselho em relação a produtos milagrosos, há que ter em atenção uma coisa, a nossa pele é a nossa tela. E a nossa tela deve estar bem cuidada se queremos ter uma maquilhagem bonita e duradoura.

Quem já se cruzou comigo em trabalho sabe que não me canso de dizer que o mais importante de tudo, a base para uma boa maquilhagem é tão simples como isto: Limpeza e Hidratação.

Uma maquilhagem bem sucedida só é possível com uma tela cuidada, limpa e hidratada, caso contrário, a maquilhagem poderá revelar imperfeições que não queremos mostrar. O cuidado da pele deverá passar por vários passos, diariamente (e a maioria, de manhã e à noite).

Eu sei que já toda a gente falou disto mas ficaríam impressionadas pela quantidade de pessoas que ainda não faz um único passo, quanto mais os 10 a 15 passos que as mulheres coreanas, donas de peles de porcelana invejáveis, não dispensam. O grande senão, a meu ver, do ritual de beleza coreano é o tempo que demora. Sejamos realistas, é muito difícil uma pessoa reservar 45 minutos para tratar da pele todas as manhãs e todas as noites, 1 hora e meia todos os dias! Mais a preparação do pequeno almoço saudável, que também demora os seus 10 a 15 minutos. Mais o exercício matinal e o banho que se segue... e não esquecer as mamãs que ainda precisam de acordar, vestir, alimentar e levar as crias à escola! Ou acordam às 5 da madrugada ou chegam atrasadas ao emprego.

Ainda assim, acho essencial seguir alguns passos diariamente para a saúde e beleza da nossa pele. Vou deixar-vos com os passos que considero importantes e indico quais os que podemos deixar para dias especiais e quais os que não devemos esquecer diariamente.

Desmaquilhante à base de óleo
Este é o primeiro passo para uma pele saudável, nunca esquecer de retirar a maquilhagem. A pele precisa de respirar e regenerar e para isso, não deve ter produtos de maquilhagem a cobrir os seus poros. O óleo ajuda a remover todos os resíduos, inclusivé maquilhagem à prova de água. As peles com tendência a oleosidade que não se assustem, porque este passo nunca pode estar sozinho, o que nos leva ao próximo passo.

Limpeza à base de água
Este passo é importante quer esteja maquilhada ou não pois, no dia-a-dia, estamos expostos à poluição e às impurezas do ar. Lavar o rosto com um gel de limpeza à base de água é essencial para remover as impurezas que tenham ficado do óleo.

Exfoliar
Exfoliar a pele todos os dias não é necessariamente a regra geral (especialmente para peles sensíveis), mas exfoliar pelo menos 2 vezes por semana é fundamental para retirar as células mortas da pele, e permitir ao resto dos produtos actuarem de forma certa. A exfoliação deve ser feita durante todo o ano e de acordo com o tipo de pele (normal, 2 vezes por semana; pele mista, oleosa ou com acne, 1 a 2 vezes a cada 15 dias; pele sensível com tendência para manchas ou com rosácea, 1 vez por mês).

Tónico
O tónico é o produto que deixa a pele suficientemente molhada para que possa absorver a hidratação dos produtos que vai aplicar a seguir, ajudando a equilibrar o pH. Tem vários outros benefícios: limpa a pele em profundidade, sem ser um desmaquilhante; elimina as toxinas; elimina possíveis resíduos que o desmaquilhante não retirou; suaviza, acalma e refresca. Basta pôr umas gotas num disco de algodão e passá-lo na pele do centro para o exterior do rosto.

Essência (ou loção se preferirem)
É o produto especial das coreanas e eu quero muito experimentar. A essência é um género de mistura entre tónico e sérum hidratante que ajuda na renovação celular natural da pele e deve ser sempre aplicada depois do tónico. Sei que a Belif (à venda na Sephora) tem a essência de camomila e já que utilizo todas as manhãs o hidratante The true cream - aqua bomb da mesma marca, estou curiosa com o efeito da essência na minha pele. Este passo pode, obviamente ficar para os dias especiais se acharem que toma muito tempo pela manhã, já que é um passo que até há bem pouco tempo era desconhecido pela maioria das portuguesas.

Tratamentos
Nesta fase, após o tónico (ou essência se aplicarem) começam os tratamentos da pele: sérums, intensificadores, ampolas e produtos específicos e concentrados. Podem ser iluminadores, anti-rugas, anti-acne ou anti-manchas. Mais um passo que podem não fazer todas as manhãs, pode ser feito à noite. Mas que a pele iria beneficiar muito com um bom sérum matinal, não tenham dúvidas! E estou simplesmente a lembrar-me do famoso Vinoperfect Radiance Sérum da Caudalie.

Máscara
Se falarmos em ritual de beleza coreana, então as máscaras são a alma de toda a rotina, não só pelos seus poderes hidratantes e nutritivos, mas também pelos 15 a 20 minutos de descanso de que vai poder usufruir enquanto deixa a máscara actuar na pele. 
Deve usar pelo menos duas vezes por semana ou então todos os dias, para quem tem alguém que faça jantar, não tenha filhos ou que estes sejam uns anjinhos que se deitam muito cedo. 
Sou fã das máscaras e considero que fazem muito pela nossa pele, e tento fazer uma ou duas por semana. Hoje em dia existem muitas opções, com diversos tratamentos à escolha das necessidades de cada tipo de pele.

Creme de olhos
A pele ao redor dos olhos é a mais fina e delicada que temos no nosso rosto e, por isso, deve ser tratada com produtos especiais. O creme de olhos proporciona, naquela área, o extra de hidratação e protecção que ela necessita, seja firmeza, anti-rugas, iluminadora.

Hidratar
O hidratante é o passo que a leva ao caminho de uma pele luminosa e com aspecto saudável. É muito importante encontrar um hidratante que funcione bem em cada tipo de pele. Não esquecer de hidratar também os lábios com um protector adequado, antes de dormir.

A escolha dos produtos deve sempre ter em conta o tipo de pele, já que uma pele seca apresenta necessidades diferentes de uma pele normal ou com tendência a oleosa. A limpeza e a hidratação protegem a pele do meio ambiente e das agressões do dia-a-dia. A hidratação permite manter um determinado grau de humidade na pele, necessário para evitar que os produtos de maquilhagem sequem ou danifiquem o estado da pele. Por isso, cuidem-se e mimem a vossa pele!

Beijo

Comentários

Mensagens populares