Linguine com salmão fumado e ricota

Eu gosto muito de cozinhar. Gosto mesmo! Mas para ser sincera, não gosto de o fazer todos os dias, nem sempre me sinto inspirada ou com vontade de fazer pratos elaborados. E tenho fases, semanas em que simplesmente não me apetece mesmo cozinhar, mas tenho que o fazer todos os dias. Primeiro porque tenho um bebé e uma criança que precisam de se alimentar em condições e depois porque o marido não é propriamente um "Ás" na cozinha. Não gosta nem quer gostar. Por mim tudo bem, porque gosto de o fazer, na maioria dos dias. Nos outros a coisa é mais complicada e lá vão saindo uns pratos mais rápidos e práticos. E sim, também encomendamos pizza... [só o Vasco é que ainda não descobriu este mundo delicioso, porque a meu ver ainda é pequeno demais para tanto erro junto].
E ainda bem que sou "obrigada" a cozinhar para outras pessoas, porque se fosse só eu, tenho a certeza que a minha alimentação não seria sempre a mais correta. Porque me conheço e sei que tenho fases em que como uma sandes e fico bem.

Isto para dizer que esta semana estou sem inspiração para cozinhar e para o jantar de ontem lembrei-me de fazer um prato muito prático e que sei que todos  gostam cá em casa [menos o bebé, que ainda não pode comer salmão fumado]. É geralmente aposta ganha e demora 15 minutos a preparar. Vamos à receita?


Ingredientes
280g de linguine 
1 c. chá de sal
150g de salmão fumado
200g de queijo ricota
100g de tomate cherry
4 folhas de mangericão fresco

Preparação
1. Cozer a massa em água abundante e sal, até estar al dente.
2. Cortar o tomate em metades e o salmão em tiras pequenas.
3. Escorrer a massa, adicionar o queijo ricota e o salmão e envolver com cuidado.
4. Juntar o tomate cherry em metades e envolver.
5. Polvilhar com o mangericão picado e servir.

Simples assim! Esta receita demora apenas o tempo da cozedura da massa, já que enquanto esta cozinha, podemos preparar os restantes ingredientes. No final basta apenas envolver tudo e servir com uma salada fresca. 

Nota: eu uso o tomate fresco porque prefiro o seu sabor assim, em cru. Mas opcionalmente podem cozinhá-los durante 2 a 3 minutos num fio de azeite, e juntá-los ao preparado de salmão. 

Beijo

Comentários

Mensagens populares