Queques de banana

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando vou cozinhar é dar o meu cunho pessoal a uma receita. Nem sempre o faço porque tenho medo de errar e simplesmente, estragar uma refeição, bolo ou sobremesa. Mas quando o faço e a coisa resulta, sinto uma satisfação tremenda.


Tinha bananas a mais na fruteira e uma embalagem de mirtilos, oferecidos pela minha mãe, por acabar. Como íamos de viagem no dia seguinte, não queria desperdiçar nada disto e lembrei-me de uma receita de queques de banana que tinha experimentado há uns tempos da revista Bimby. Assim, além de não desperdiçar a fruta ainda levámos lanche para a viagem.

Adaptei a receita para uma versão com menos açúcar e gordura e resultou muito bem. Por acaso não adicionei açúcar nenhum e na realidade não é mesmo necessário, desde que as bananas estejam maduras. Vamos à receita para a Bimby?

Ingredientes
3 ovos de linhaça
50g de óleo de côco
240g de iogurte (2 iogurtes)
1 c. sopa de mel (opcional)
170g de farinha tipo 55, mais q.b. para polvilhar
1 c. chá de fermento para bolos
3 bananas maduras (aprox. 250g), cortadas em meias-luas
30g de mirtilos
Flocos de aveia q.b. para polvilhar

Preparação
1. Pré-aquecer o forno a 180º.
2. Colocar os ovos de linhaça no copo, adicionar o óleo de côco, o mel (se usar) e o iogurte e misturar 10 seg/vel 4.
3. Adicionar a farinha e o fermento e envolver 15 seg/vel 3. Envolver a banana e os mirtilos com a ajuda da espátula e distribuir por formas para queques untadas (eu usei formas de papel, por me pouparem a este trabalho).
4. Polvilhar com os flocos de aveia e levar ao forno a 180º durante 25 minutos ou até dourar.
5. Deixar arrefecer por completo e guardar numa caixa de tampa hermética até ao momento de servir.

Nota importante: pela minha experiência, estes queques duram apenas dois dias pois têm uma grande quantidade de banana que é um alimento bastante perecível. Mas se pensarmos bem, são tão deliciosos que é quase impossível durarem mais tempo!

Experimentem e comentem aqui em baixo para eu saber se gostaram.

Beijo

Comentários

Mensagens populares