Lasanha rápida com legumes e ricota

Eu sei que existem centenas de receitas de lasanha, mas aqui em casa faço muitas vezes. Seja de carne, vegetariana ou de peixe, somos todos fãs. É uma refeição que nos dá prazer, está carregada de sabor e não tem que ser extremamente calórica, basta escolher os ingredientes certos.
Sempre que cozinho lasanha, aproveito para fazer duas doses e congelar um tabuleiro para mais tarde [utilizo um tabuleiro refractário com tampa que descobri há algum tempo, e que tolera grandes diferenças de temperatura, em vez de tabuleiros de alumínio que teria que descartar logo após uma utilização]. Já não faço de outra forma, porque é uma refeição que demora algum tempo a ser preparada e fica perfeita mesmo depois de ser congelada.
Hoje escolhi partilhar a última experiência que fiz. Desta vez, foi uma lasanha de carne, legumes e ricota com a ajuda da Bimby.



Vamos à receita?

Ingredientes
100g de queijo cheddar p/ ralar
120g de cebola
2 ou 3 dentes de alho
40g de tomate seco demolhado e escorrido
120g de cenoura
300g de tomate ou polpa (usei tomate pelado em lata)
6-8 folhas de manjericão fresco
50g de azeite virgem extra
700g de carne picada 
400g de salteado gourmet (Lidl)*:
   - Bimi em pedaços pequenos
   - Cebola roxa em meias luas
   - Pimento vermelho fatiado
   - Pimento amarelo fatiado
   - Cenoura ralada
1 folha de louro
2 c. chá de sal
50g de vinho branco ou água*
Pimenta preta e oregãos secos q.b.
250g de queijo ricota
Placas de lasanha fresca
200ml de natas (usei creme de arroz)

Preparação
1. Colocar no copo o queijo cheddar e ralar alguns segundos na Vel. 9. Retirar e reservar.
2. Colocar no copo a cebola, o alho, a cenoura, o tomate seco e picar 5 seg/ Vel 5.
3. Juntar o tomate, o manjericão fresco e picar 10 seg/ Vel 5. Fazer descer os resíduos que tenham ficado na parede do copo com a ajuda da espátula.
4. Juntar o azeite e programar 7 Min/ 100º/ Vel 2.
5. Adicionar a carne picada, os legumes, o louro, o sal, a água (ou vinho), os temperos, envolver bem com a ajuda da espátula e programar 15 Min/ 100º/ Vel colher inversa. A meio da cozedura, envolver novamente com a ajuda da espátula [o copo fica bastante cheio e é necessário certificar que a carne e os legumes cozinham de forma homogénea].
6. No fim deste tempo, adicionar o queijo ricota e envolver com a ajuda da espátula.
7. Colocar num pirex uma camada pequena de "bolonhesa", a seguir uma camada de placas de lasanha. Colocar uma nova camada de "bolonhesa" e uma camada de placas de lasanha. Repetir este processo até terminarem os ingredientes. Finalizar com uma camada de placas de lasanha.
8. Regar com as natas ou creme vegetal, distribuir o queijo cheddar por cima e levar ao forno durante cerca de 20 minutos ou até dourar.


Notas importantes:
*usei o salteado gourmet por ter um prazo de validade muito pequeno, mas a verdade é que tornou a refeição mais interessante a nível nutricional e mais rápida de preparar. No entanto, é muito fácil substituir este embalado pelos mesmos ingredientes frescos. 
*utilizei água porque o Vasco ainda faz reacção aos sulfitos presentes no vinho branco, devido à dermatite atópica.

 Experimentem e digam-me se gostaram!
Bom apetite!

Beijo




Comentários

Mensagens populares