Beringelas recheadas com cogumelos

Adoro a minha Bimby, dá muito jeito quando tenho pouco tempo para cozinhar, ou seja, quase sempre... Mas mesmo assim, há dias em que me apetece cozinhar de forma mais tradicional, de tachinho e colher de pau. Este foi um desses dias. Não sei se pelo cuidado necessário para que a comida não pegue ao fundo do tacho, se pelo ritual de mexer com a colher de pau ou pela dinâmica da temperatura alta vs lume brando...  sei que de vez em quando, me sabe bem preparar tudo com calma.

O Vicente andava há três dias a pedir-me para fazer beringela, adora, mas como o marido não é grande fã, achei melhor fazê-las recheadas que sempre ajuda a disfarçar o seu sabor característico com a mistura de sabores dos outros alimentos. Como sou fã de comida saudável, decidi fazer uma versão vegetariana (mas com queijo).


INGREDIENTES
2 beringelas
1 cebola
2 dentes de alho
40g azeite
1 cenoura média
200g tomate maduro (usei tomate pelado em lata)
175g de cogumelos frescos
1 c. café de manjericão seco
1 c. café de oregãos
1 c. chá sal
pimenta q.b.
1 c. sopa de coentros
125g de mozzarela fresca
pão ralado q.b.

PREPARAÇÃO
1. Lavar as beringelas e cortar ao meio no sentido longitudinal. Retirar a polpa com cuidado para não danificar a casca. Picar a casca com um garfo e temperar de sal abundante. Reservar durante cerca de 20 minutos.
2. Picar a cenoura e reservar.
3. Picar a polpa das beringelas e juntar à cenoura reservada.
4. Picar a cebola e o alho, colocar num tacho com o azeite. Refogar durante 5 minutos ou até a cebola alourar.
5. Juntar o tomate, as beringelas e a cenoura reservados. Cozinhar durante 3 minutos mexendo sempre. Baixar a temperatura, acrescentar as ervas, o sal e a pimenta. Tapar e deixar cozinhar em lume brando durante 10-12 minutos.
6. Pré-aquecer o forno a 200º.
7. Juntar, no tacho, os cogumelos arranjados e cortados em pedaços e cozinhar durante 5 minutos em lume médio. Retirar do lume e juntar os coentros picados. Retificar os temperos e reservar.
8. Lavar as beringelas, retirando todo o sal e o líquido que se formou. Colocar numa travessa de forno e deixar cozinhar durante 10 minutos.
9. Findo este tempo, juntar a mozzarela fresca em pedaços, aos legumes reservados, rechear as beringelas e polvilhar com o pão ralado. Colocar no forno a 200º durante 20 minutos ou até dourar.
10. Servir apenas com uma salada para uma refeição leve ou com arroz integral e salada para uma refeição mais completa.

Experimentem e digam-me como correu. Fico à espera dos vossos comentários e dicas.
Bom apetite!



Comentários

Mensagens populares